sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escravismo e Escravidão


Aula do dia 14 / 05 / 12

Aula de informática do dia 08 / 05 ao dia 11 / 05 -> Avaliações dos Portfólios

Pesquisa - Escravidão e Escravismo

  • Leitura prévia e fechamento dos capítulos 2 e 3
a) O que é escravismo?
 - Escravismo é o uso de escravos para colonizar uma determinada região.

b) O que é escravidão?
 - Escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.

c) Quando aconteceu?
 - De 1533 a 1888 os africanos foram escravos no Brasil. O resto, os empregados de baixos salários e de todas as ascendências, continuam escravos até hoje.

d) Como?
 - A escravidão no brasil ocorreu desde o começo, quando o Brasil era colonizado pelos portugueses. O negro era trazido porque os freires que vieram para cá, disseram que os índios tinham alma, portanto não podiam ser explorados, mas para eles, os negros não tinham alma e somente serviam como objeto de lucro. Os negros eram pegos à força e exportados da África para o resto do mundo, inclusive no Brasil, para trabalho escravo. Eram trazidos em navios que ficaram conhecidos como ''navios negreiros'', em condições subumanas, onde muitos não resistiam e acabavam morrendo. Hoje em dia, após a abolição da escravatura, ainda persiste a ideia de que os negros são inferiores aos brancos, damos empregos inferiores, e se não, salários menores do que daríamos a um branco.

e) Por quê?
 - Com efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. 



Postado por: Juliana Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aberta para receber seu comentário!